10 de abr. de 2014

Quem foi Tom Clancys?



Você com certeza já jogou algum jogo do Tom Clancy. Não lembram quais são? temos como exemplo o Splinter Cell, Ghost Recon, hawx, entre outros.

Thomas Leo Clancy Jr, mais conhecido como Tom Clancy era um escritor americano, porém faleceu atualmente no dia 1 de Outubro de 2013. Ficou conhecido pelos seus thrillers poiticos, logo mais tarde os seu livros viraram adaptações para os games.Dos os quais mais conhecidos são Rainbow Six e Splinter Cell.


BIOGRAFIA:
Tom começou sua carreira sendo professor de inglês numa escola em Baltimore, logo depois mudou seu ramo, trabalhando de corretor de seguros.

Logo em 1984, com seus 37 anos, realizou o seu sonho e escreveu o seu primeiro livro, se chama " A Caçada ao Outubro Vermelho"  a história de um capitão de um submarino russo que deserta para os Estados Unidos. Apareceu nesta obra pela primeira vez a personagem Jack Ryan, um agente da CIA que viria a ser figura central em vários romances do autor. O livro revelou também o criador do género techno-thriller, ou seja, histórias de intriga política com detalhes de novas tecnologias militares.

Logo estreia de sua obra, Tom rebeceu boas criticas mas o sucesso absoluto aconteceu quando o então presidente estadunidense, Ronald Reagan, teceu rasgados elogios ao livro.
Estes elogios fizeram duplicar as vendas fazendo ser das listas de obras mais vendidas pelo Jornal New York Time.

O livro veio a dar origem a um filme com o mesmo nome, realizado em 1990 por John McTiernan e que teve como principais actores Sean Connery e Alec Baldwin. Foi apenas o primeiro dos seus livros a ser adaptado ao cinema.

CONTRIBUIÇÃO PARA OS MUNDO DOS GAMES

O autor também contribuiu muito para o mundo dos games, ele foi um dos fundadores da Red Storm, em 1996, estúdio que desenvolveu os primeiros jogos com o nome dele no título, como Tom Clancy’s Splinter Cell. publisher Ubisoft comprou o estúdio em 2000.
Tom Clancy também foi consultor em games renomados como as séries Splinter Cell, Ghost Recon, End War e o ainda não lançado The Division, que sairá para a nova geração de consoles PlayStation 4 e Xbox One.

JOGOS FAMOSOS QUE LEVARAM O NOME DE TOM CLANCY'S NO TITULO.

Rainbow Six:
Baseado no livro do mesmo titulo, Rainbow Six foi lançado para Nintendo 64, PC, Playstation e Mac em 1998. O jogador controla um esquadrão ante-terrorista, Rainbow Six é um jogo com esquema tático.
Para completar as missões, é necessário planejar a execução dos objetivos pelos mapas para eliminar os inimigos e ao mesmo tempo resgatar os reféns. Não ser visto pelos terroristas e escolher sua equipe e o que levar para as operações, como câmeras de infravermelho ou sensíveis ao calor, são parte do desafio.
O jogo teve 16 titulos, o mais recente "Rainbow Six vegas 2" de 2008. "Rainbow 6 Patriots" foi anunciado há alguns anos e ainda está em desenvolvimento pela Ubisoft. 

Veja uma gameplay do game. 



Splinter Cell:

Esse é um dos jogos que mais gostei e está na minha lista de favoritos do Tom Clancy.

A saga Splinter Cell deixa de lado as missões em equipe dos prinmeiros jogos do Tom Clancy e foca nas missões solitaria de Sam Fisher, o espião que para completar seus objetivos que geralmente envolvem a eliminação de alvos ou a recuperação de dados em locais protegidos.

Splinter Cell foi comparada e ainda é comparado com Metal Gear Solid, outro jogo Stealth (jogo do estilo espionagem, onde você não pode ser detectado) 

Fisher possui técnicas avançadas de infiltração e se aproveita de elementos dos cenários

Outra característica marcante da série são as diversas bugigangas que Fisher usa para não ser detectado pelos inimigos, a maior delas sendo os óculos de visão noturna que acabaram se tornando um uma marca de "Splinter Cell".

Em "Splinter Cell: Conviction", game de 2010 para Xbox 360 e PC, Fisher abandona a agência Third Echelon e adota uma postura agressiva, usando mais armas de fogo e golpes letais. Já em "Blacklist", game de 2013 e mais recente título da série, o herói retorna à organização e combate uma unidade terrorista.

Gameplay:


Ghost Recon
O game 'Advanced Warfighter' é um dos mais populares da série 'Ghost Recon' (Foto: Divulgação/Ubisoft)


Ghost Recon é um dos jogos mais querido do Tom Clancy, pois o jogo leva a mesma tatica de "Rainbow Six" que leva os jogadores a pensar estrategicamente para concluir as missões.

 Ao contrário de seu irmão mais velho Rainbow Six, "Ghost Recon" tem como foco principal operações militares a céu aberto. O esquadrão "fantasma" participa de missões internacionais ultra-secretas que geralmente giram em torno de conflitos armamentistas.

 A serie se estreou em 2001, mas foi com Advencer Warfighter, em 2006 que ele se torna famoso e querido pelos fãs de games de tiro. 

Gameplay:



H.A.W.X
'H.A.W.X' é jogo de combate aéreo (Foto: Divulgação/Ubisoft)
A temática militar de Tom Clancy também ganhou asas com "H.A.W.X", série que coloca os jogadores no comando de caças aéreos no melhor estilo dos games "Ace Combat"

Além do jogador poder personalizar a sua aeronave, também pode distribuir comandos para os seus parceiros e pilotar seu proprio jato com a ajuda da máquina ou não, o que torna o game muito mais difícil.
Cada fase pode ser completada vendo os veículos de dentro do cockpit ou por fora. O primeiro "H.A.W.X" foi lançado em 2009 e uma sequência chegou em 2010.

Gameplay



VISÃO POLITICA:
Tom Clancy é considerado um apoiador da direita conservadora. Ele doou mais de US$237,000 para os candidatos do partido Republicano entre 1994 e 2006.
Uma semana após os ataques de 11 de Setembro, Clancy acusou a esquerda liberal de ser parcialmente culpada pelos atentados dado suposto enfraquecimento da CIA influenciado por congressistas dos Democratas estadunidenses. em suas próprias palavras: "A CIA foi desmembrada por congressistas da esquerda que não gostam de operações de inteligência... E como resultado, nós perdemos 5,000 civis semana passada" 
Clancy também comparou-se ao general Anthony Zinni, um crítico da administração George W. Bush, e manteve-se crítico também do ex-secretário de defesa Donald Rumsfeld, durante toda sua gestão.

CURIOSIDADE:
  • Tom Clancy faz uma aparição no episódio de Os Simpsons, Diatribe of a Mad Housewife usando um boné com os dizeres "USS Iowa (BB-61)".
  • O sitcom Deep Trouble da rádio BBC 4 se passa em um submarino nuclear a apresenta uma versão bem-humorada de Clancy como personagem recorrente. Ele é interpretado por Ben Willbond, co-roteirista da série.
  • No seriado "My Family" da BBC, o personagem Ben Harper frequentemente lê romances de Tom Clancy na cama.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...